A noite que antecede a Grande Festa da rainha da Amazônia se enche de luz durante uma das mais bonitas e emocionantes romarias oficiais do Círio de Nazaré, a Trasladação.

A sexta romaria oficial começa após a missa celebrada no Colégio Gentil Bittencourt, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na Berlinda, recebe diversas homenagens ao longo do percurso até a Catedral, onde fica até o inicio da Procissão do Círio de Nazaré, após a Santa Missa.

A procissão conta com a presença do ícone de fé: a corda de 400 metros e, novamente, a assinatura da decoração da Berlinda é do paisagista Paulo Morelli. Atualmente a Trasladação tornou-se quase tão grande quanto o Círio de Nazaré, reunindo milhares de fiéis pelas ruas de Belém, em suas maiorias jovens que pedem a intercessão da Virgem Maria.

Percurso: saída do Colégio Gentil Bittencourt, segue pela Av. Magalhães Barata, Av. Nazaré, Av. Presidente Vargas, Av. Boulevard Castilho França, Av. Portugal, Praça do Relógio até a chegar à Igreja da Sé.

Texto: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Foto: Yêda Sousa – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré