900 mil exemplares começam a ser distribuídos aos fiéis e imagem deve passar a ilustrar as preparações para o Círio deste ano. Cartaz faz homenagem à Igreja Mãe

Cartaz do Círio de Nazaré 2019 foi apresentado em Belém. — Foto: Divulgação

Cartaz do Círio de Nazaré 2019 foi apresentado em Belém. — Foto: Divulgação

 

Foi apresentado nesta quinta-feira (30), o cartaz 2019 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A cerimônia reuniu milhares de pessoas na Praça Santuário, em Belém. Com fotografia de Tarso Sarraf, a peça foi inspirada no tema do Círio deste ano. “Maria, mãe da igreja” e faz uma homenagem à Igreja Mãe e retrata os vitrais da Catedral Metropolitana de Belém em alusão ao aniversário de 300 anos da Diocese da capital.

De acordo com a Diretoria do Círio de Nazaré a imagem lembra que “ao entrar num lugar sagrado os olhos procuram a luz, luz que brilha pela janela (vitral), ilumina, inspira e conta um pouco de história. História que é humana e divina ao mesmo tempo porque fala de um Deus que se fez homem e veio habitar entre nós, porém ele não desceu diretamente do céu, mas foi gerado pelo Espirito Santo no seio de uma mulher: a Virgem Maria”.

Entre os elementos do cartaz estão detalhes arquitetônicos e também referências bíblicas como o ramo de oliveira e os pássaros. Já os lírios são uma homenagem, flores entregues à mãe da igreja reconhecida como “lírio mimoso” no Pará. Por fim, uma cruz lembra a fé e o amor de Jesus.

Os mais 900 mil exemplares, agora serão distribuídos entre os fiéis e estarão nas portas dos paraenses. O cartaz faz parte das celebrações em homenagem à Nossa Senhora desde 1826.

A cerimônia de apresentação de um dos símbolos da maior celebração da fé no Pará acontece após uma missa celebrada na Basílica de Nazaré pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.

A missa também foi marcada pela subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, espaço onde ela fica ao longo do ano dentro da Basílica. A imagem original ficou por quatro dias mais perto dos fieis devido as comemorações do aniversário de elevação da Basílica à condição de Santuário Mariano.

Fonte: G1