Evento será antecedido com a descida da Imagem Original de Nossa Senhora do Glória no dia 27.

O lançamento do cartaz do Círio 2019 acontecerá na próxima quinta, dia 30 de maio, a partir das 19h30, na Praça Santuário. Com o tema “Maria, Mãe da Igreja”, o Círio deste ano celebra o Jubileu dos 300 anos da criação da Diocese de Santa Maria de Belém. A criação do Cartaz é da agência Mendes Comunicação, com fotografia de Tarso Sarraf. “Ser convidado para fotografar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi uma honra muito grande para mim, o que me deixa muito feliz”, comemora o fotógrafo. Este é o primeiro grande evento que antecede a procissão principal do 2º domingo de outubro.

Descida do Glória – Antes do lançamento do cartaz oficial do Círio 2019, no dia 27 de maio, às 18h, acontece a missa de descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, onde a imagem permanece durante o ano inteiro. O momento ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano; e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré.

Milhares de fiéis se emocionam com a descida conduzida pelos Guardas de Nazaré. Esse momento marca o início do Tríduo, período que prepara os católicos para a Coroação de Maria, marcado por intensas orações, buscando a intercessão da Virgem de Nazaré. O Tríduo faz parte das comemorações do 13º aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ficará próxima dos fiéis até a quinta-feira, 30 de maio, quando acontecerá a coroação e o retorno ao Glória.

O Círio 2019

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar Metais, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Esamaz, Gráfica Miriti, Grand Mercure Hotel, Grupo Líder, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magazine Luiza, Refrigerantes Cerpa, Reicom, Reinafarma, Sicoob Transamazônica, Tramontina, Unimed Belém, Uber e Vale. Como apoiadores master Celpa, Alepa, Cesupa e Imerys Rio Capim. E mais os apoiadores Affa Engenharia, Albano Martins Advogados, Alucar, Aslan, Atan Engenharia, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Bonna Viagens e Turismo, Café Santa Clara, Cesupa, Citropar Cítricos do Pará, Consultório Dra. Franciheli Oliveira, Doceria Amorosa, Engeterra Construções, Agência Eko, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa, Fecomércio, Guria Tecidos, Jeffersom Som & Luz, Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Beneficente de Belém, Latam, Lotus Administração, Mape Engenharia, Massoud, Bembom & Reis Advogados, Máxima Segurança, Meca/ Médicos Católicos, Midas Macedo Comércio, Serviço e Construção, Norte Marine, Nossa Água, Polaris, Quadra Engenharia, Rommanel, Sococo, Transcidade – Cidade Limpa e Uniodonto.

 

Texto: Agência EKO

Foto: Aline Andrade – Ascom Basílica Santuário de Nazaré